Páginas

Serviço militar brasileiro


O serviço militar brasileiro é um sistema onde todos os homens ao completarem 18 anos de idade, ou seja, a maioridade penal sob lei vigente em nosso país, devem servir a pátria e receber treinamentos militares para a marinha, exército ou aeronáutica, afim de servir como militar de força armada de nosso país em caso de uma guerra ou então de uma calamidade pública, justamente por isso que é considerado crime o não cumprimento deste serviço militar.
Não são todas as pessoas que recebem o treinamento militar, afinal de contas não são todas elas que possuem aptidões físicas e mental para tal treinamento, sendo assim a obrigatoriedade passa a ser para o alistamento de todos os homens com idade igual ou que completará 18 anos no ano em questão.


Para as pessoas que não são qualificadas para o treinamento militar, é emitido um certificado de dispensa do serviço, sendo que este certificado com foto e a digital do cidadão vale como documento e é imprescindível em determinados momentos, como a retirada da carteira de trabalho, retirada de passaporte, para trabalhar em algumas empresas, fazer financiamentos entre outros. Para as pessoas que servem ao exército, marinha ou aeronáutica também é  emitido o mesmo documento. Lembrando que no certificado de dispensa deverá conter a assinatura do coronel responsável pela junta militar que você se alistou, só então terá validade.


A escolha entre qual serviço se alistar é livre para qualquer pessoa, sendo que não são em todos os lugares ou cidades que disponibilizam os três serviços, sendo que então você deverá  alistar-se obrigatoriamente no serviço militar disponível em sua cidade de residência. Existe alguns empecilhos em impedem algumas pessoas de servir, entre eles tatuagens visíveis, cicatrizes, a falta de um ou mais dentes na boca, ter o pé achatado, sofrer de alguma deficiência física ou mental, além de problemas com a visão, como a necessidade de utilizar óculos, no caso.
Então, se você tem ou irá completar 18 anos lembre-se de ficar atento às datas de alistamento, os anúncios sempre são feitos através da mídia visual, escrita e falada, para evitar que nenhum brasileiro desonre este compromisso com a pátria.
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...